terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Critéros valorativos universais(definiçao resumida)

São os critérios que cada homem aplica quetendo que todos os outros homens os apliquem. São os critérios que se desejam partilhados por toda a humanidade.
Seja qual for o critério universal, só é aceite numa base racional, por só a razao busca o universal e só a razão é um elemento partilhado por todos os homens. Não podem por isso ser sustentados em tradições ou noutros aspectos culturais, pois estes são sempre particulares e diferentes.

Critérios valorativos universais

Os critérios valorativos universais resultam de:
1-Existirem problemas comuns que impõem soluções comuns
2-Todos os homens, sendo dotados de razão, pretendem que os seus juízos de valor se tornem universais.
A dignidade humana é um possível critério valorativo universal, enquanto cada sujeito o aprova para si e para os outros. Este critério, tal como outro critério, é universal se for sustentado racionalmente com argumentos fortes e possa assim impor-se a todos os homens, enquanto seres racionais.
A dignidade humana consiste no respeito que cada homem merece em função da inviolabilidade dos seus próprios princípios e da sua vida. A dignidade é um critério universal, porque se pretende que o sujeito a aplique a si e aos outros

Critérios valorativos-Dimensão pessoal e colectiva

Os critérios valorativos têm uma dimensão pessoal quando são os interesses pessoais, os sentimentos, gostos e ideias de cada uma orientar os juízos de valor que se fazem. Ex's:"a caneta é preciosa"; " a leitura de romances é uma perda de tempo"- Juízos de valor.
Contudo , cada sujeito, enquanto integra uma comunidade, em costumes, valores, crenças e cultura comuns, ao formular juízos, expressa esses critérios valorativos comuns. Ex's: "O futebol português tem pouca qualidade"; "A poupança é importante para o futuro".- Juízos colectivos
Coloca-se a questão de saber se são possíveis os critérios valorativos universais. E se são possíveis os critérios valorativos universais e se sim, quais serão?

Critérios valorativos

- O homem quer avalie desinteressadamente, quer avalie para decidir e agir, usa um conjunto de referentes que constitui os critérios valorativos.
-Critérios valorativos são o conjunto de valores e a sua hierarquia, os conhecimentos e as crenças presentes na consciência do sujeito e que funciona como grelha apreciativa do real.

Há 3 tipos de critérios valorativos: os individuais/pessoais, os sociais ou grupais e os universais

Polaridade

Polaridade é uma caracteristica dos valores que consite em que cada valor tem um contra-valor/oposto, o contra-valor pode ser positivo ou negativo. É possivel classificar os valores considerando a sua polaridade.

Hierarquia de valores

A hierarquia dos valores consiste no facto de os valores se apresentarem em graus de importância distintos para o homem/sujeito/agente. Os valores são mais OU menos estimáveis no caso de serem mais OU menos rejeitáveis no caso de serem negativos.
Os valores sobrepõem-se uns aos outros e esta hierarquização é pessoal mas é também social, pois em cada sociedade há uns valores mais importantes que outros.

Distinção entre juízo de facto e juízo de valor

Juizo de facto é uma proposição que descreve os factos ou fenómenos de uma realidade e pode ser verdadeiro. O juízo de facto ao descrever a realidade, pode ser verificada empiricamente por qualquer sujeito. Neste caso, todos os sujeitos têm possibilidade de comprovaar a verdade ou falsidade do juízo, assim sendo um conhecimento igual para todos os sujeitos e que expressa a realidade tal como ela é, podemos dizer que é objectivo.

Juízo de valor é uma proposição que manideste a apreciação da realidade por parte de um sujeito. Esta apreciação varia de sujeito para sujeito, por manifesta as preferencias de cada um. O juízo de valor pode ser considerado verdadeiro ou falso, por nao tem pretenção de dizer o que a realidade é. O juízo de valor é subjectivo.

O mundo humano como um mundo de valores

A vida humana é percorrida por inúmeros valores.
São os valores que guiam a acção humana e as pequenas ou grandes realizaçoes do homem. O homem não establece com o mundo só uma relaçao de conhecimento, establece sobretudo uma relação valorativa. A esta relação que permite dar significado ao conhecimento á acção (dele ou dos outros) e aos diferentes factos e pessoas que constituem o seu mundo.
O seu mundo é, aliás, um mundo que tem significado, ficando fora desse mundo tudo o que é indiferente.

Valores

Valor - O valo é uma qualidade ideal presente no espirito do sujeito/homem a partir do qual ele julga, escolhe e age. O valor torna a realidade estimável ou não-estimável. Sempre que um homem atribui um valor a algo, torna esse alg valioso, ou seja: torna-o Significativo