terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Liberdade

A liberdade mostra-se na vida de todos nós, quando tentamos escolher, quando nos sentimos obrigados a escolher, e quando se sente que não se pode fugir á decisão.
Isto é tão mais evidente quanto mais dramática é a situação (ex:abortar ou não). O homem mostra a sua liberdade também depois de ter decidido quando sente angustia, tristeza, alegria ou outro sentimento por ter decidido como decidiu, havendo outras opções.
A liberdade é o garante de que as opçoes sao actos humanos, é o garante de que o mundo humano é um mundo de possibilidades. E é tambem o garante da responsabilidade, por o homem so assume como sua (acção) e só responde por ela perante os outros e peranti si mesmo se a realizou livremente.

O compatibilismo (a teoria que defendo)

Compatibilismo = Determinismo natural+Poder de escolha


Regularidade do mundo --» Possibilita o conhecimento raciona do mundo(este é compreensível) --»O homem quando escolhe, fá-lo de forma racional
------------------------» TEM PODER DE ESCOLHA RACIONAL= é livre

Resumo:
O compatibilismo é uma teoria filosófica acerca do problema da liberdade humana e defende a existência da mesma em simultâneio com o determinismo da natureza. O principal argumento de defesa da liberdade humana é o seguinte: é o facto de existir determinismo na natureza e reguladidade dos fenomenos da natureza que possibilita o homem conhecer o mundo racionalmente- uma vez que a regularidade o torna inteligivel- e assim, quando o homem escolhe, fá-lo racionalmente, logo, é livre.

O Indeterminismo

O indeterminismo surge na física ( a física quântica) e diz que no mundo subatómico as partículas não obedecem a qualquer padrão e têm movimentos aleatórios (imprevistos). A teoria quântica é hoje aceita na comunidade cientifica, mas s+o explica o mundo do muito/micro pequeno e é incompativel com os fenómenos de grande dimensão, o macro (ex: planeta, estrelas) pois este obedece á teoria da relatividade de Einstein, que é determinista.

O que é o DETERMINISMO ABSOLUTO/RADICAL?

O determinismo radical nega a liberdade humana e de decisao.
O determinismo radical inclui o processo de decisao humana nas leis da natureza (a decisão está submetida as leis da natureza/sociológicas). Assim, o homem quando decide, decide aquilo que foi levado a decidir e nao aquilo que quer decidir.

O Que é a liberdade?

A liberdade é exercida pelo homem com poder de decisão consciente e racional, mas ser livre nao inmplica que possamos fazer tudo o que queremos/nos apetece/desejamos, porém, para decidir, o homem é dependente das condicionantes. Por isso a liberdade é "limitada", contrariamente ao termo "Liberdade Absoluta", na qual o homem faz tudo o que lhe apetece (este termo é totalmente excluido da realidade, pois é perfeitamente imopossivel).

Quais os diferentes papéis das condicionantes?

O papel das condicionantes sócio-culturais é decisivo na formação do homem como humano- adquirindo características humanas, ou seja, a postura bípede, o falar, o pensar, o agir. É a cultura que constitui os traços mais profundos, o horizonte de referências a partir do qual decidimos e escolhemos. Mas a cultura está presente nos mais pequenos gestos, rituais, comportamentos dos homens, de tal forma que grande parte dessa influência é inconsciente.
É a nossa cultura que nos permite tornar-nos autónomos e com isso podemos escolher as nossas acções e escolhermos nós próprio (ex: corajoso ou covarde, trabalhador ou preguiçoso) .
Em ultimo grau, a autonomia do homem permite negar a cultura que o formou.

O que é uma condicionante?(conceito filosófico)

Condicionante é um factor constituinte ou envolvente/circunstancial do homem, que o orienta, constrange ou limita a sua acção.
Estes factores podem ser minimizadfos ou até anulados, mas o homem nunca deixará de ter condicionantes porque estas resultam daquilo que o constitui